Visitas de Estudo

    A cidade de Curitiba é conhecida por territórios belos e paisagens emblemáticas. Muitas delas possuem um histórico de ações sustentáveis e merecem destaque pelos processos educativos desenvolvidos em seus espaços. Confira abaixo as visitas ofertadas durante o XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras!

    Ampliação territorial - Linhas do Conhecimento

    As visitas de ampliação territorial “Linhas do Conhecimento” têm o objetivo de promover o conhecimento de espaços da cidade na perspectiva das aulas de campo realizadas pelo Programa Linhas do Conhecimento (PLC), desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, com a mediação de professores(as) representantes do Programa.

    O Programa Linhas do Conhecimento tem como objetivo promover o fortalecimento da consciência urbana, da sustentabilidade e da identidade cidadã por meio da pertença dos sujeitos aos espaços da cidade, envolvendo professores, crianças e estudantes em práticas de exploração e conhecimento de Curitiba – considerando três pilares fundamentais: conhecer, amar e cuidar da cidade -, por meio de propostas lúdicas, aulas de campo e/ou propostas culturais.

    Jardim Botânico

    Parque Tanguá

    Parque Passaúna

    Museu Oscar Niemeyer

    Passeio Público

    Visitas de Estudo

    As visitas de estudo possibilitam o conhecimento de iniciativas locais que refletem princípios da Carta das Cidades Educadoras, em coerência com a temática do Congresso, promovendo o intercâmbio de metodologias, aprendizagens e inspirando seu desenvolvimento em outros contextos. Conheça as visitas ofertadas durante o XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras!

    Farol do Saber e Inovação Rubem Braga, no bairro Sítio Cercado. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS
    Os Faróis do Saber e Inovação são pontos de disseminação da cultura e do saber com atividades culturais diferenciadas para despertar o interesse e a participação voluntária de seus frequentadores. Oferecem serviços de consulta e pesquisa ao acervo das bibliotecas, empréstimo de livros e periódicos, acesso gratuito à internet e ações culturais e educativas. O primeiro Farol do Saber foi inaugurado em 1994 e, atualmente, a cidade possui 32 Faróis do Saber e Inovação (em escola) e 9 Faróis do Saber (em praça), presentes em diversas regiões da cidade, além de 1 Laboratório Pedagógico de Inovação. Os Faróis em escolas agregam também um espaço maker, composto por equipamentos como impressora 3D e cortadora laser, possibilitando diferentes experiências de aprendizagem a estudantes e comunidade, aliando diversos materiais e tecnologias disponíveis para o desenvolvimento de projetos.
    Visita técnica de arquitetos chilenos na Escola Municipal de Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli.
Curitiba 02/03/2023
Foto: Levy Ferreira/SMCS
    Antiga pedreira transformada em espaço educativo e de lazer, a Escola Municipal de Sustentabilidade (EMuS) marca o início de mais um ciclo destinado à Educação Ambiental do município. Na EMuS são promovidas exposições, trilhas pedagógicas, vivências, cursos, entre outras ações voltadas à formação socioambiental cidadã de estudantes, crianças, profissionais e servidores, além de toda a comunidade e visitantes, com o objetivo de promover a reflexão sobre as escolhas cotidianas dos seres humanos e formar multiplicadores de boas práticas socioambientais. Possui gestão compartilhada e ações intersetoriais entre a Secretaria Municipal da Educação (SME) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
    Fazenda Urbana.
Foto: José Fernando Ogura/SMCS
    Espaço inédito no Brasil, voltado à educação para a prática agrícola sustentável nas cidades. Funciona como um centro de conexão entre o rural e o urbano, para transmitir inovação, conhecimentos tradicionais, agrícolas, gastronômicos e de sustentabilidade urbana. Oferece cursos e formações sobre Alimentação e Técnicas de Plantio, Aproveitamento Integral dos Alimentos, Manipuladores de Alimentos. Na Fazenda Urbana também são realizadas práticas de plantio e manejo. O local possui estufas, central de compostagem, cozinha-escola e outros espaços de formação.
    Circuito Encantado celebra o aniversário da Rua da Cidadania do Cajuru. Foto: Daniel Castellano / SMCS
    As Ruas da Cidadania funcionam como braço da Prefeitura nos bairros, oferecendo à população dos bairros serviços municipais, além de serviços das esferas estadual e federal e pontos de comércio e lazer. As Ruas da Cidadania são sedes das Administrações Regionais, que coordenam a atuação de secretarias e outros órgãos municipais nos bairros, incentivando o desenvolvimento de parcerias entre a comunidade e o poder público.
    Mercado Municipal. Foto: Pedro Ribas/SMCS
    Fundado em 1958, o Mercado Municipal de Curitiba é o principal e mais tradicional endereço para compras de Curitiba. Nas bancas de hortigranjeiros, nas lojas de delicatessens e setor orgânico, o consumidor encontra produtos diversificados. Será oportunizada a visita técnica ao Mercado e o compartilhamento do Projeto de Desenvolvimento Agro alimentar Metropolitano (Desenvolvimento de Polos de Excelência de produtos da Agricultura Familiar e promoção a abertura de Mercados).
    Escola de SAN 4
    As Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) oferecem oportunidades de capacitação profissional em gastronomia, combinando conhecimentos teóricos e práticos e criando oportunidades de emprego e renda para os participantes, transformando a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco. Mostra dos programas, serviços e projetos na estratégia de combate a fome, insegurança alimentar, acesso ao alimento, bem como sistemas agroalimentares. Atualmente existem quatro unidades: a Escola de SAN Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro); a Escola de SAN Dom Bosco (Campo do Santana); a Escola de SAN Vila Agrícola (Cajuru) e a Escola de SAN Casa Culpi (Butiatuvinha). As Escolas fazem parte do programa Mesa Solidária, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT).
    Trilha do Sagrado
    Visita aos espaços sagrados que compõem o Centro Histórico de Curitiba, com o intuito de refletir o papel da diversidade religiosa na construção da identidade da cidade e promover o aprendizado sobre espaços urbanos, mostrando a possibilidade de criação de uma sociedade justa, equânime e livre de quaisquer formas de preconceito e intolerância. Abordará conhecimentos das diferentes matrizes religiosas presentes na região, a partir de um percurso guiado de 1,5 km realizado a pé, iniciando no Marco Zero (Praça Tiradentes) e encerrando na Mesquita Imam Ali Ibn Tálib.
    Memorial Paranista
    O Memorial Paranista é um espaço de valorização da arte, da natureza e da história. Situado no Parque São Lourenço, é constituído pelo Jardim das Esculturas e por três edificações interligadas por uma galeria com cobertura de vidro. De um lado estão os acessos para o Teatro Cleon Jacques e para as duas salas de exposições (onde é possível apreciar o trabalho artístico do escultor paranaense João Turin), e de outro, o novo Ateliê de Esculturas, o Liceu das Artes e a Loja #CuritibaSuaLinda, com produtos de artistas e artesãos curitibanos. O Memorial Paranista é palco de espetáculos teatrais e musicais, cursos artísticos, eventos culturais, ações educativas e de residência artística. Cultura e sustentabilidade encontram-se reunidos no maior jardim de esculturas do Brasil.
    Cine Passeio
    O Cine Passeio é um espaço da Fundação Cultural de Curitiba dedicado ao audiovisual e sua inauguração, em 2019, marcou o resgate da tradição dos cinemas de rua da cidade. O prédio histórico, construído na década de 1930, abrigou um quartel do Exército até o final da década de 1990. Propriedade da Prefeitura Municipal desde 2010, foi restaurado e readequado para receber atividades culturais. O equipamento possui duas salas de cinema (Luz e Ritz), espaços de formação, terraço para exibições de filmes ao ar livre, salas de acervo de filmes e para consumo de vídeos on demand, além de um café.
    Trilha do Sagrado
    O conceito prevê a realização de passeios turísticos a pé, possibilitando ao turista uma experiência completa. O Projeto tem como objetivo apresentar as Regionais e seus atrativos, descentralizando as atividades turísticas e levando para os bairros de Curitiba. Os roteiros guiados por profissionais capacitados, reúnem grupos de visitantes para a realização de roteiros que revelam o patrimônio histórico e a beleza dos cenários. Durante duas horas de caminhada, os participantes irão percorrer o Centro Histórico de Curitiba, acompanhados por um guia de turismo e terão a experiência e imersão nos principais atrativos turísticos do percurso, conhecendo suas histórias e a importância no contexto histórico cultural da cidade de Curitiba.
    Parque Olímpico do Cajuru será palco de competição internacional de BMX no próximo fim de semana.
Foto: Daniel Castellano/SMCS
    O Parque Olímpico do Cajuru é um centro de formação poliesportiva especializada, equipado com opções para atletas iniciantes e de alto rendimento, em busca de índices olímpicos. Desperta especial interesse a Pista Municipal de BMX, com padrões olímpicos e que pode receber competições oficiais de bicicross. Possui também o Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva e estádio municipal de beisebol e softbol. É também espaço de lazer da população dos bairros Cajuru e Uberaba, com campos de futebol de areia, de rua e americano (integrado com campo de futebol de grama), pista de caminhada e/ou corrida, além de parquinho infantil.
    Inauguração da revitalização do Centro de Esportes e Lazer Vila Oficinas e Lançamento do Projeto Paradesportivo com o Governo do Estado - Curitiba, 21/03/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
    O Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas foi criado em 1975 e oferece atividades de esporte e lazer à população. Foi reestruturado com o objetivo de oportunizar e favorecer as práticas paradesportivas, a partir do Projeto Paradesportivo Centro de Esportes Vila Oficinas, atendendo modalidades do paradesporto e capacitação de professores.
    Circuito Curitibano de Aquathlon recebe sua primeira etapa no Clube da Gente de Santa Felicidade. O circuito envolve alunos dos seis núcleos regionais da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.
Curitiba, 18/03/2023.
Foto: José Fernando Ogura/SMCS.
    O Clube da Gente de Santa Felicidade foi inaugurado pela Prefeitura em abril de 2018 e ampliou a participação de moradores da região, de todas as idades, na prática de exercícios físicos. Atende 1.400 alunos por mês, com aulas gratuitas de natação, hidroginástica, surfe indoor, taekwondo, karatê, ginástica artística, dança urbana, hip hop, ritmos e ju-jitsu. Também são ofertadas aulas de jazz, balé, alongamento, ginástica para terceira idade. A estrutura conta com piscina aquecida de hidroginástica, piscina aquecida semiolímpica para natação, sala de ginástica, sala multiuso, cozinha, vestiários e mezanino para a prática de exercícios funcionais.
    Inauguração do Espaço Curitiba Solar, anexo ao salão de Atos no Parque Barigui - Curitiba, 06/05/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
    O Curitiba Solar, situado no complexo do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), é um espaço para estudo e disseminação de informações sobre energias renováveis, resultado da parceria entre a Prefeitura de Curitiba, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Faz parte do Curitiba Mais Energia, uma das ações da cidade para mitigação das mudanças climáticas, listadas no Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima). A instalação de painéis fotovoltaicos em prédios públicos já foi responsável por evitar a emissão de mais de 70 toneladas de CO2 para a atmosfera e também garantem economia aos cofres públicos, ao injetar a energia produzida na rede de distribuição da Copel. Visitação de locais específicos do parque que possuem a distinção relacionada a sustentabilidade (Jardins de Mel, Parque Infantil Inclusivo, Curitiba Solar: Controle de Energias Renováveis, Lago do Parque Barigui, Hidroelétrica do Parque Barigui).
    Treinamento realizado pela equipes da Defesa Civil e Guarda Municipal - Conhecer Para Prevenir (CPP) na Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna - Curitiba, 19/04/2023 - Foto Daniel Castellano / SMCS
    O Programa Defesa Civil na Educação, Conhecer Para Prevenir, desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil em parceria com a Educação (SME), tem como objetivo implementar práticas de prevenção contra acidentes e outros tipos de emergências, contribuindo para a redução do risco de desastres no ambiente escolar e na comunidade, instruindo e preparando crianças, professores, funcionários e pais sobre como agir em casos de acidentes, incêndios, invasões e outras situações de emergência. Todas as Unidades Educacionais do Município de Curitiba participam do Programa Conhecer para Prevenir.