Envio de experiências

    ENVIO DE EXPERIÊNCIAS

     

    Convidamos as cidades a inscreverem suas experiências no XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras! Será uma grande oportunidade para compartilharmos ideias e boas práticas sob o tema “Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente”, a partir dos seguintes eixos temáticos:

    1. Sustentabilidade social: inclusão e pluralismo cultural
    2. Sustentabilidade ambiental e econômica: inovação e transformação de territórios
    3. Educação para a sustentabilidade

    A descrição detalhada dos eixos temáticos pode ser consultada AQUI!

    Modalidades de apresentação

    As sessões de Workshop terão duração de 90 a 120 minutos e reunirão experiências agrupadas a partir de um tema comum. A apresentação da experiência terá duração máxima de 10 minutos por cidade.

    Esta modalidade contará com tradução simultânea nos idiomas espanhol, inglês, francês e português (a disponibilidade de idiomas pode variar dependendo do número de pessoas inscritas em cada idioma).

    Nesta modalidade, as apresentações terão duração máxima de 5 minutos por cidade e acontecerão em pequenos grupos, em espaços específicos localizados no Centro de Eventos.

    Os espaços de diálogo direto contarão com o suporte de mídias para projeção de apresentações e espaço para acomodar uma pequena plateia sentada. Haverá apoio de estudantes intérpretes voluntários para auxiliar na tradução (a disponibilidade de idiomas pode variar dependendo da demanda).

    A modalidade Pôster oferece a possibilidade de apresentação das experiências por meio de telas inteligentes, as quais conterão as informações básicas do projeto. Durante a sessão de pôster uma pessoa representante da cidade estará disponível, ao lado da tela, para tirar dúvidas de todas as pessoas interessadas pelo projeto. A sessão de pôster terá duração de 1 hora e as experiências selecionadas serão apresentadas em dois blocos de 30 minutos, cada bloco contará com a apresentação de grupos distintos de cidades.

    Informações importantes!

    – É necessário o preenchimento do formulário para submissão de experiências, independente da modalidade de apresentação escolhida.

    – As experiências recebidas passarão por um processo de avaliação e seleção do Comitê Científico do evento.

    – A modalidade de apresentação será indicada pela cidade participante no momento da submissão, em campo específico no formulário. Após avaliação das experiências, o Comitê Científico poderá indicar que as mesmas sejam apresentadas em modalidade (workshop, diálogo direto, pôster) diferente da inicialmente proposta.

    – Os requisitos de formato, tamanho, templates e demais orientações para apresentações nas diferentes modalidades serão disponibilizadas posteriormente.

    – Haverá certificação para as pessoas participantes inscritas no evento e para aquelas que realizarem apresentações em alguma das modalidades propostas.

    Prazo para envio de experiências

    As experiências serão recebidas entre os dias 5 de junho e 30 de setembro de 2023 e a submissão ocorrerá por meio do formulário disponível no link abaixo. Serão recebidas experiências em quatro idiomas: português, espanhol, francês ou inglês.

    Entre os dias 15 e 30 de novembro de 2023, as cidades que enviaram experiências serão informadas se foram selecionadas e em qual modalidade (workshop, diálogo direto ou pôster).

     

    Envio de experiências

    Período

    Admissão de experiências

    5 de junho a 30 de setembro de 2023

    Divulgação das experiências selecionadas

    a partir de 11 de dezembro de 2023*

    *O prazo para divulgação foi alterado devido ao grande volume de experiências recebidas.

    • O cronograma de apresentações estará disponível para consulta no site do Congresso após a seleção das experiências e definição dos/das representantes que realizarão as apresentações.

    Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com o Comitê Organizador do Congresso (iaec2024@educacao.curitiba.pr.gov.br) e o Secretariado da AICE (edcities@bcn.cat).

    CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE EXPERIÊNCIAS

     

    Os pontos a serem considerados na análise e seleção das experiências recebidas para o XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras constam abaixo:

     

    • Coerência temática: as experiências devem estar relacionadas ao tema do Congresso, vinculadas à um dos 3 eixos temáticos (consulte-os aqui).
    • Aplicabilidade: experiências que sejam facilmente transferíveis à outras cidades ou contextos.
    • Duração: As experiências devem ter um tempo mínimo de realização de dois anos que possibilite a apresentação de resultados concretos.
    • Atuações concretas: dar-se-á preferência por ações concretas, evitando a descrição de Planos e Políticas em formatos gerais ou perspectivas teóricas sem aproximações metodológicas ou não tangíveis.
    • Inovação: serão priorizadas experiências e ferramentas/metodologias inovadoras.
    • Emancipação: iniciativas que buscam o empoderamento, a autonomia e emancipação do conjunto da cidadania, gerando transformação e impactos sociais, evitando experiências de natureza fundamentalmente assistencial.
    • Aspecto educativo: a vertente educativa da experiência precisa estar explícita.
    • Coparticipação: Será dada prioridade a experiências desenvolvidas em colaboração entre diferentes áreas da ação política local e/ou desenvolvidas em colaboração entre diferentes cidades.
    • Participação cidadã: será dada prioridade às ações realizadas com a participação cidadã, que envolvam os cidadãos no território, promovendo o sentimento de pertencimento.