Prefeito de Curitiba recebe delegações da Associação das Cidades Educadoras

No primeiro dia do Congresso Executivo da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), nesta segunda-feira (23/10), o prefeito Rafael Greca recebeu, no Memorial Paranista, delegações de cidades brasileiras e de outros países como Finlândia, Coreia do Sul, Espanha, Argentina, Bélgica e Portugal.

O grupo estará em Curitiba até quarta-feira (25/10) para a reunião preparatória para o Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que será realizado na capital do Paraná, em maio do próximo ano. Será a primeira vez que Curitiba receberá um evento como esse.

“Sejam muito bem-vindos, é com imensa alegria que os acolhemos”, disse o prefeito. “Uma cidade só é boa se for boa para seu povo e estamos mostrando a vocês a nossa Curitiba como ela é”, afirmou Greca.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou as ações de Curitiba como cidade educadora, principalmente a ampliação da oferta do ensino integral, que até 2024 deve incluir todas as escolas municipais.

“Estamos muito próximos de atingir nossa meta”, adiantou a secretária. Atualmente são 153 escolas com oferta, entre as 185 da rede municipal. Todos os 232 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) atendem no integral.

A programação envolve equipes de todas as áreas da Prefeitura, os Embaixadores do Futuro da rede municipal de ensino e vereadores.

Agenda

Nesta terça-feira (24) a agenda inclui visitas técnicas ao espaço do Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, ao Farol do Saber e Inovação Gilberto Freyre da Escola Municipal CEI Bela Vista do Paraíso (Santa Cândida) e à Escola Municipal de Sustentabilidade do Bosque Zaninelli, no Pilarzinho.

Na quarta (25/10) estão previstas visitas a outros espaços da cidade como Memorial de Curitiba e Jardim Botânico.

A secretária-geral da Aice, Marina Canals, frisou a importância da Educação como indutora de mudanças.

“A cidade educadora toma consciência do papel que o entorno exerce nas pessoas. Nos educamos nas escolas, mas também nos museus, nos locais onde praticamos esportes, onde moramos, assim aprendemos a debater, a viver em comunidade”, resumiu Marina.

Organização para 2024

Para organizar o Congresso do ano que vem foi criado um Comitê Intersetorial.

Além da Educação, participam representantes das secretarias municipais da Saúde, de Defesa Social e Trânsito, do Meio Ambiente e do Esporte, Lazer e Juventude, dos institutos municipais de Administração Pública (Imap) e do Turismo, da Fundação Cultural de Curitiba e da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura (Arin).

Membro desde 2019

Cidade educadora é aquela que oferece oportunidades de práticas da cidadania aos seus habitantes como pertencimento, respeito, tolerância e a participação nas decisões coletivas.

Em Curitiba, programas como o Fala Curitiba, que estimula a participação cidadã, e o Linhas do Conhecimento, que transforma os espaços públicos em sala de aula, são exemplos dessa cultura.

Atualmente, são 500 cidades de 35 países distribuídas por todos os continentes dentro desse grupo. Curitiba integra o grupo desde 2019.

A coordenação geral é da Associação Internacional das Cidades Educadoras, fundada em 1994. A AICE tem sede em Barcelona (Espanha). É uma associação sem fins lucrativos constituída como estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a reger-se pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Qualquer governo local que aceite este compromisso pode converter-se em membro ativo da associação.

Presenças

Participaram os secretários municipais Beatriz Battistella (Saúde), Carlos Pijak Júnior (Esporte, Lazer e Juventude), Marilza Dias (Meio Ambiente), Ana Castro (Fundação Cultural de Curitiba), Leverci Silveira Filho (Desenvolvimento da Região Metropolitana); os superintendentes da Educação Oséias Santos de Oliveira (Executivo) e Andressa Pereira (Gestão Educacional); o assessor-chefe de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó; o presidente da Câmara, vereador Marcelo Fachinello; o secretário municipal da Educação de São Paulo, Fernando Padula; o gestor executivo do Comitê das Cidades Educadoras, Nelson Bucker; representantes das delegações; e os Embaixadores do Futuro da rede municipal.

Confira aqui a matéria no site da Prefeitura de Curitiba