Delegações internacionais conhecem Farol do Saber e Inovação e Escola de Sustentabilidade

O segundo dia de programação do Congresso Executivo da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice) em Curitiba incluiu visitas a espaços públicos da cidade e reuniões de trabalho.

Além de conhecer o Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, os participantes foram ao Farol do Saber e Inovação Gilberto Freyre, da Escola Municipal CEI Bela Vista do Paraíso (Santa Cândida), e à Escola Municipal de Sustentabilidade (Bosque Zaninelli, no Pilarzinho).

Até esta quarta-feira (25/10), as delegações de cidades brasileiras e de outros países debatem questões relativas ao Congresso Internacional de 2024, que será sediado na capital do Paraná pela primeira vez, de 21 a 24 de maio. Jardim Botânico e Memorial de Curitiba fazem parte do roteiro desta quarta.

“Curitiba está alinhada aos princípios das Cidades Educadoras. Desde a escuta cidadã pelo Fala Curitiba até as aulas de campo do Linhas do Conhecimento, tudo que fazemos é pensando na construção de uma cidade melhor a cada dia, pois uma cidade nunca está totalmente pronta”, comentou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Na segunda-feira (23/10), primeiro dia do encontro, as delegações foram recepcionadas no Memorial Paranista pelo prefeito Rafael Greca.

A secretária-geral da Aice, Marina Canals, disse estar encantada com Curitiba, inclusive com a beleza natural das plantas.

“É uma cidade muito bonita e a maneira como a inovação já vem sendo trabalhada de maneira conjunta, com as crianças, é muito interessante”, disse Marina, ao conhecer o Farol Gilberto Freyre.

A professora Lucinéia Silva apresentou ao grupo um trabalho sobre sustentabilidade feito com as crianças, com pesquisas sobre ciclomobilidade e ônibus elétricos. “Os estudantes fazem as pesquisas e apontam possibilidades de soluções”, explicou a professora.

O que é?

Cidade educadora é aquela que oferece oportunidades de práticas da cidadania aos seus habitantes como pertencimento, respeito, tolerância e a participação nas decisões coletivas. Atualmente, são 500 cidades de 35 países distribuídas por todos os continentes dentro desse grupo. Curitiba integra o grupo desde 2019.

A coordenação geral é da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), fundada em 1994. A Aice tem sede em Barcelona (Espanha). É uma associação sem fins lucrativos constituída como estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem com os princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Qualquer governo local que aceite este compromisso pode se tornar membro.

Confira aqui a matéria no site da Prefeitura de Curitiba