Faróis do Saber

    Os Faróis do Saber têm o projeto arquitetônico inspirado em dois marcos históricos da Antiguidade, a Biblioteca e o Farol de Alexandria. O primeiro farol foi inaugurado em 1994 e recebeu o nome de Machado de Assis em homenagem a esse importante escritor brasileiro. No ano seguinte, Curitiba inaugurou o Farol das Cidades, a primeira biblioteca pública da América Latina a disponibilizar internet gratuita à comunidade. No decorrer dos anos, outros faróis foram inaugurados em logradouros públicos e escolas, visando sempre ampliar as possibilidades de acesso à cultura pela comunidade curitibana.

    Atualmente a cidade possui 32 Faróis do Saber e Inovação (em escola) e 9 Faróis do Saber (em praça), presentes em diversas regiões da cidade.

    Os Faróis do Saber são pontos de disseminação da cultura e do saber e oferecem atividades culturais diferenciadas para despertar o interesse e a participação voluntária de seus frequentadores. Entre os serviços culturais e informacionais disponibilizados por esses locais estão os serviços de consulta e pesquisa ao acervo, empréstimo de livros e periódicos, acesso gratuito à internet e disponibilização de espaço para projetos e ações culturais e educativas.

    Em relação à estrutura, os faróis do saber têm 88m² de área, 16m de altura e dois pavimentos. O térreo abriga o acervo literário, com capacidade para cerca de sete mil obras. O mezanino é um espaço destinado à realização de diferentes atividades: rodas de leitura, atividades culturais, acesso gratuito à internet, entre outras.

    Os Faróis do Saber e Inovação são uma evolução dos Faróis do Saber, que originalmente funcionam como bibliotecas para escolas e comunidade. Eles diferem dos originais por terem uma parte de suas instalações, o mezanino, transformada em um espaço maker, democratizando o acesso a diferentes tecnologias e colaborando para a disseminação de experiências de aprendizagem significativas, colaborativas, lúdicas e prazerosas.

    Bibliotecas temáticas

    Curitiba possui três bibliotecas temáticas, as quais homenageiam culturas específicas e oferecem acervos e programações culturais sobre determinados temas.

    Biblioteca do Bosque Alemão (Casa Encantada / Casa da Bruxa)

    A Biblioteca do Bosque Alemão, também conhecida como Casa Encantada ou Casa da Bruxa, foi inaugurada em 29 de março de 1996 e localiza-se no Bosque Alemão, no bairro Vista Alegre.
    Para chegar até a Casa, os visitantes percorrem uma trilha formada por painéis com azulejos gravados com trechos e imagens da história de João e Maria (Hänsel und Gretel), um dos contos mais populares da literatura infantil, coletado da tradição oral pelos Irmãos Grimm em 1812.

    A Biblioteca possui acervo de livros destinado ao público infantil e também presta atendimento às escolas e à comunidade em geral com contações de histórias realizadas por “Bruxinhas”.

    Endereço: R. Schumann, 279 – Vista Alegre, Curitiba – PR, 80820-130
    Telefone: +55 41 3568-1087
    Horários de funcionamento:

    • Segunda – feira: expediente interno (organização e estudos).
    • Terça – feira à Sexta – feira: das 9h às 12h e das 13h às 17h. Durante a semana, a Hora do Conto ocorre somente com agendamento escolar.
    • Sábados, Domingos e feriados: das 9h às 17h. Hora do Conto: às 11h, 14h e 16h para toda a comunidade.

    Biblioteca Hideo Handa (Memorial da Imigração Japonesa)

    Localizada dentro do Memorial da Imigração Japonesa, possui obras da cultura nipônica em português e japonês. Oferece atividades culturais com o objetivo de divulgar a cultura oriental.

    Endereço: Avenida Sete de Setembro, s/n – Praça do Japão – Bairro Água Verde
    Telefone: +55 41 3343-2936
    E-mail: fshhanda@sme.curitiba.pr.gov.br
    Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e 13h às 17h | Sábado das 9h às 13h

    Farol do Saber Gibran Khalil Gibran (Memorial Árabe)

    Inaugurado em dezembro de 1996, o Farol do Saber Gibran Khalil Gibran também é conhecido como Memorial Árabe e foi construído em homenagem à cultura dos países árabes, cujo prédio lembra o estilo arquitetônico das edificações mouriscas por elementos como a abóbada, as colunas, os arcos e os vitrais. Possui em seu acervo títulos sobre cultura, religião e literatura árabe e disponibiliza computadores com acesso gratuito à Internet.

    Endereço: Avenida João Gualberto, 141 – Centro, CEP 80030000
    Telefone: +55 41 3324-2456
    Email: fsgkhalil@sme.curitiba.pr.gov.br
    Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h | Sábado das 9h às 13h