Áreas Verdes

    Curitiba é reconhecida pela extensão de áreas verdes preservadas. Seus 30 parques, 15 bosques, Jardim Botânico, Zoológico e Museu de História Natural somam 9.391.378 de metros quadrados em áreas verdes. Conheça abaixo alguns desses espaços especiais da cidade:

    Um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba, inaugurado em 1991.
    Criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada. A estufa, em estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d’água.
    No Jardim das Sensações, o/a visitante percorre uma trilha de 200 metros de extensão de olhos vendados e conhece plantas e paisagens naturais a partir dos demais sentidos.
    O Jardim das Sensações funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O percurso é feito em meia hora, por isso o último acesso é realizado às 16h30.
    Obs: a visitação pode ser interrompida em caso de chuva ou condições climáticas adversas, para segurança das pessoas e da vegetação.

    Logo atrás da Estufa está a Galeria das Quatro Estações, um espaço para a contemplação da natureza. Na área fechada estão o Café Escola Senac, onde tocam continuamente os concertos de Vivaldi; “As Quatro Estações”; e o Centro de Ilustração Botânica do Paraná, com cursos de ilustração, venda de gravuras e outros produtos com representações de plantas nativas.
    Já na área semicoberta, há bancos, vasos, jardins e canteiros que representam as quatro estações do ano, com cores e texturas de cada estação, identificadas por quatro esculturas clássicas de mármore branco.

    Localização: Acesso principal pela Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350 – Jardim Botânico.
    Telefone: +55 41 3264-6994 (Administração) / +55 41 3362-1800 (Museu) / +55 41 3264-7365 (Exposição/Agendamento Jardim das Sensações)
    Horário de funcionamento: Das 6h às 19h30.
    Ônibus: Expressos Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa. Descer ao lado do Botânico.
    Linha Cabral/Portão. Linha Alcides Munhoz (ponto Al. Dr. Muricy). Descer em frente ao Jardim Botânico.

    No idioma dos índios que habitavam a região antes mesmo da fundação de Curitiba, Barigüi significava “Rio do Fruto Espinhoso”. Hoje, com 1,4 milhão de metros quadrados de área, é um dos maiores parques da cidade e, seguramente, o mais frequentado. A antiga “sesmaria” pertencente ao desbravador Mateus Martins Leme foi transformada em parque em 1972.
    Não são apenas os moradores da cidade e os turistas que procuram descanso no parque; preás, socós, garças brancas, gambás, tico-ticos, sabiás e dezenas de outros animais nativos fazem do Barigüi a sua morada.

    Localização: BR 277 – Rodovia do Café, Km 0 – Santo Inácio.
    Horário de funcionamento: Diariamente, em tempo integral.
    Ônibus: Convencional Bigorrilho ou Savóia (Praça Tiradentes). Descer no Parque.
    Acessos: Rua Cândido Lopes / Rua Carlos de Carvalho / Rua Brigadeiro Franco / Rua Pe. Agostinho / Rua Jerônimo Durski / BR 277 ou Rua Cândido Lopes / Rua Brigadeiro Franco / Rua Pe. Agostinho / Av. Cândido Hartmann.

    Um dos mais antigos parques de Curitiba, criado em 1972 para recuperar estragos do rompimento da represa do Rio Belém, agora conta também com o Memorial Paranista e Jardim das Esculturas João Turin.
    Jardim das Esculturas: conta com 15 obras em bronze do artista paranaense João Turin, reproduzidas em grandes proporções.
    Além das esculturas, há também o Liceu das Artes, com oficinas voltadas à criação artística, o atelier de esculturas e fundição, um centro de pesquisa e desenvolvimento da arte escultural, o teatro Cleon Jacques, além das reproduções das fachadas da Casa Paranista e do Ateliê de João Turin.

    Localização: Rua Mateus Leme, esquina com Rua Nilo Brandão – São Lourenço.
    Telefone: +55 41 3313-7192 / +55 41 3255-3824
    Horário de funcionamento do Parque: Diariamente, em tempo integral.
    Horário de funcionamento do Memorial Paranista: Terça-feira a domingo, das 10h às 18h
    Ônibus: Linha Turismo, Convencional: Abranches, Vila Suíça, Jardim Chaparral, Taboão-Água Verde ou Mateus Leme (Praça Tiradentes). Descer ao lado do Parque.
    Acessos: Rua Barão do Serro Azul / Trav. Nestor de Castro / Rua do Rosário / Rua Duque de Caxias / Rua Barão de Antonina / Rua Mateus Leme.

    Um dos principais atrativos de Curitiba, o Tanguá tem um mirante em semicírculo que proporciona uma linda vista da cidade e ainda mais especial do pôr do sol. Esse mirante fica em cima de um paredão de pedra de uma antiga pedreira. O parque conta ainda com pista de caminhada, ciclovia e o Jardim Poty Lazzarotto.

    Localização: Rua Oswaldo Maciel, 97 – Pilarzinho
    Telefone: +55 41 3352-7607
    Horário de funcionamento: das 6h às 22h
    Ônibus: Convencional Nilo Peçanha (Travessa Nestor de Castro), Bracatinga, Interbairros II, Primavera, Santa Felicidade – Santa Cândida.
    Acessos: Rua Barão do Serro Azul / Trav. Nestor de Castro / Rua do Rosário / Rua Duque de Caxias / Rua Barão de Antonina / Rua Mateus Leme / Rua João Gava / Rua São Salvador / Rua Domingos Antônio Moro / Rua Dr. Bemben.

    A Ópera de Arame, com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.572 espectadores.
    Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, faz parte do Parque Jaime Lerner juntamente a Pedreira Paulo Leminski, cenário de grandes eventos inaugurado em 1989, que pode abrigar 20 mil pessoas ao ar livre. Desde 2018, conta também com o projeto Vale da Música, um festival permanente de música instrumental que ampliou a oferta cultural ao visitante da Ópera de Arame, e traz, além de apresentações diárias de música instrumental no Palco Flutuante, exposições de arte, oficinas, e atividades culturais.

    Localização: Rua João Gava, 920 – Abranches
    Horário de funcionamento: De terça à domingo, das 10h às 18h.
    Os horários estão sujeitos a mudanças dependendo dos eventos realizados no parque.
    Ingressos: $ – Cobrança de entrada no local.
    Ônibus: Convencional Mateus Leme (Praça Tiradentes) ou Interbairros II, descer próximo à Pedreira – Convencional Nilo Peçanha (atrás da Catedral) descer Farol das Cidades.
    Acessos: Rua Barão do Serro Azul / Trav. Nestor de Castro / Rua do Rosário / Rua Duque de Caxias / Rua Barão de Antonina / Rua Mateus Leme / Rua João Gava.

    Já se chamou Jardim Botânico, no século passado. Primeiro parque público de Curitiba, foi inaugurado pelo presidente da Província do Paraná, Alfredo d’Escragnolle Taunay, em 2 de maio de 1886.
    Foi a primeira grande obra de saneamento da cidade, transformando um charco em um espaço de lazer, com lagos, pontes e ilhas em meio ao verde. Zoológico pioneiro de Curitiba, abriga até hoje pequenos animais. Seu portão é cópia do que existiu no Cemitério de Cães de Paris.

    Localização: Rua Luiz Leão, s/n°. – Centro
    Telefone: +55 41 3323 3793
    Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 6h às 18h.
    Ônibus: Circular Centro (sentido anti-horário), Biarticulado Santa Cândida / Capão Raso e Ligeirão Santa Cândida / Praça do Japão, Linha Turismo
    Acessos: Rua Cândido Lopes / Rua Barão do Serro Azul / Travessa Tobias de Macedo/ Rua Riachuelo/ Av. João Gualberto / Rua Luiz Leão.

    Inaugurado em 1996, o bosque possui vários equipamentos que celebram e divulgam as tradições alemãs. São 38 mil metros quadrados de mata nativa, que faziam parte da antiga chácara da família Schaffer. A réplica de uma antiga igreja de madeira, construída em 1933 no bairro Seminário, com elementos decorativos neogóticos, abriga uma sala de concertos denominada Oratório de Bach.
    Outras atrações são a trilha de João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm, uma biblioteca infantil, a Torre dos Filósofos — mirante em madeira que permite vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar — e a Praça da Poesia Germânica, com a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século, originalmente localizada no centro da cidade.

    Localização: Rua Niccolo Paganini, esquina com Franz Schubert – Vista Alegre (Jardim Schaffer). Tel. Biblioteca: (41) 3568-1087
    Horário: Bosque – diariamente das 6h às 19h.
    Ônibus: Linha Turismo, Convencional Jardim Mercês/Guanabara (Trav. Nestor de Castro). Descer no Canal 4 – TV Iguaçu a uma quadra do Bosque, Interbairros II sentido Anti-Horário.
    Acessos: Rua Barão do Serro Azul / Trav. Nestor de Castro / Rua do Rosário / Rua Duque de Caxias / Rua Inácio Lustosa / Rua Trajano Reis / Rua Des. Benvindo Valente / Rua Des. Hugo Simas / Rua Francisco Schaffer / Rua Niccolo Paganini.

    Memorial da Imigração Polonesa, inaugurado em 13 de dezembro de 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba. Sua área, de 46 mil metros quadrados, fez parte da desapropriação que envolveu a antiga fábrica de velas Estearina.
    As sete casas de troncos que compõem o memorial são lembrança viva da fé e da luta dos imigrantes poloneses, onde são exibidos objetos como a velha carroça, a pipa de azedar repolho e a estampa da padroeira, a Virgem Negra de Czestochowa. Em Curitiba, a imigração polonesa começou em 1871.

    Localização: Rua Mateus Leme X Rua Vieira Santos X Rua Mário de Barros, Centro Cívico
    Horário: Bosque – diariamente, das 7h às 20h / Memorial – Terça à domingo, das 9h às 18h.
    Ônibus: Convencional Abranches, Mateus Leme, Jardim Chaparral, Taboão-Água Verde ou Vila Suíça (Praça Tiradentes). Descer na Rua Mateus Leme, próximo ao Portal Polonês.
    Acessos: Rua Barão do Serro Azul / Trav. Nestor de Castro / Rua do Rosário / Rua Duque de Caxias / Rua Barão de Antonina / Rua Mateus Leme / Rua Wellington Oliveira Vianna.

    A criação do Bosque Zaninelli, na área preservada onde já funcionou uma pedreira, se deu em 1992. A atividade realizada pela pedreira deu origem a um paredão de pedra e aos lagos presentes na área.
    Abriga a Escola de Sustentabilidade, voltada à oferta de cursos de formação e atualização para professores e servidores, além de programas para a comunidade, com o objetivo de formar multiplicadores de boas práticas ambientais.

    Localização: Rua Victor Benato, 210. Pilarzinho.
    Telefone: +55 41 3254-7657 / +55 41 3254-5548 / +55 41 3254-3734
    Horário: Diariamente, das 8h às 18h
    Ônibus: Convencional Jardim Kosmos (Travessa Nestor de Castro). Descer em frente à Escola de Sustentabilidade.