Saudação

    É com grande alegria e satisfação que Curitiba convida a todos e todas a participarem do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que ocorrerá de 21 a 24 de maio de 2024 com o tema “Sustentabilidade, Inovação e Inclusão na Cidade Educadora: transformando o presente”.

    Pioneira em soluções inteligentes em muitas áreas da administração pública, Curitiba é uma cidade reconhecida por seu pensamento inovador. A preocupação com a organização do território e a preservação do patrimônio histórico e cultural tornaram a cidade um referencial significativo de planejamento urbano. Os inúmeros parques e áreas verdes embelezam a paisagem curitibana revelam a perspectiva ecológica/ambiental norteadora do seu desenvolvimento.

    Curitiba é também uma cidade que abriga muitos povos. A atmosfera multicultural é evidente, materializada nos diversos espaços étnicos presentes na cidade e na valorização da identidade, das tradições e dos costumes.

    Com iniciativas que valorizam o papel educador de seus territórios e possibilitam o desenvolvimento integral de seus habitantes, busca constantemente construir, fortalecer, potencializar e democratizar o acesso às oportunidades educativas.

    O compromisso com a educação e a convicção de que as transformações sociais por ela perpassam impulsionaram Curitiba a tornar-se membro, em 2019, da Associação Internacional de Cidades Educadoras. Em 2021, a cidade assume a coordenação da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, com o compromisso de articular e mobilizar ações junto às mais de 30 cidades educadoras no Brasil.

    Curitiba se orgulha em sediar o XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras e terá o prazer em receber as cidades educadoras de todo o mundo. Será uma grande oportunidade para compartilhar conhecimentos, experiências de sucesso e refletir caminhos possíveis para solucionar os diversos desafios que se impõem para a vida nas cidades.

    Esperamos vocês em 2024. Viva Curitiba, Cidade Educadora!