Sobre a Cidade

    “Curitiba, tem um nome providencialmente escolhido: Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba. Uma cidade que tem luz e que tem muito pinhão, muita semente. Portanto, somos uma cidade para semear.”

    Prefeito Rafael Greca de Macedo.

     

    Terra do pinhão, da geada, do leite quente, construída pelas mãos de diversos povos, gente trabalhadora.

    Curitiba é a capital do Paraná, um dos três estados do Sul do Brasil. Da mineração à erva-mate, de imigrante italianos a ucranianos, hoje é conhecida pela Ópera de Arame, pelo Memorial Paranista, seus ônibus biarticulados e parques.

    Fundada em 29 de março de 1693, é uma cidade que acolhe seu povo, reunindo estrangeiros de todas as partes do mundo e brasileiros de todos os recantos, ensinando no dia a dia a arte do encontro e da convivência. A cidade congrega em seu território uma diversidade de tradições, proporcionando, ao mesmo tempo, experiências inovadoras e arrojadas, consonantes às perspectivas contemporâneas de constantes transformações. Sua trajetória é marcada pelo cuidado urbanístico e ambiental: seus projetos e ideias ambiciosas voltaram a cidade para o mundo e a prepararam para o futuro.

    Origem do nome:
    Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer “grande quantidade de pinheiros, pinheiral”, na linguagem dos indígenas, primeiros habitantes do território. Nos primórdios da ocupação humana, as terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-Paraná. A árvore adulta tem a forma de uma taça. Sua semente é o pinhão, fonte de proteína e alimento de grande consumo, in natura ou como ingrediente da culinária regional paranaense. O pinhão servia de alimento a um pássaro também encontrado em grande quantidade no começo da ocupação do território: a gralha-azul (Cyanocorax caeruleus). De corpo azulado e cabeça preta, a gralha-azul, diz uma lenda, colhia o pinhão com o bico e o enterrava no solo para consumo posterior. Desses pinhões enterrados acabavam nascendo novos pinheiros.

    Informações gerais:
    Área: 434,892 km² | População: 1.948.626 habitantes | Área verde por habitante: 58 m²
    Saiba mais sobre a cidade:

    Bem vindos à Curitiba

    A parceria de Curitiba com a sustentabilidade, a inovação, a inclusão e a educação sempre geraram excelentes resultados.

    A sustentabilidade faz parte da nossa rotina há muito tempo, desde quando lançamos um programa pioneiro de separação e reciclagem do lixo. A campanha da Família Folhas, o Programa de Agricultura Urbana, com seus mais de 80 Jardins de Mel; a Fazenda Urbana do Cajuru e as 145 Hortas Urbanas; a pirâmide Solar do Caximba, instalada sobre um antigo aterro sanitário; a Escola Municipal de Sustentabilidade; além dos 45 parques existentes na cidade, entre muitas outras iniciativas, mostram que a preocupação com o meio ambiente está no DNA da nossa cidade.

    A primeira cidade brasileira a oferecer internet pública gratuita também criou o Vale do Pinhão, um espaço voltado para a inovação tecnológica que reúne universidades, investidores, aceleradoras e startups. O programa Bom Negócio, Empreendedora Curitibana, os coworkings públicos e os Espaços Empreendedores são iniciativas que apoiam a geração de emprego e renda a partir do desenvolvimento social sustentável.

    Aqui nasceu o BRT (Bus Rapid Transit), um sistema de transporte revolucionário, adotado em vários países, e as estações tubo, que marcam a paisagem curitibana. Também fomos o primeiro lugar no país a incentivar a mobilidade segura e ter uma via pública exclusiva para pedestres.

    O Prefeito Rafael Greca de Macedo afirma que uma cidade melhora quando inovação é forte não só na tecnologia, mas no campo da justiça social. Por isso, o programa Mesa Solidária combate à fome com dignidade à mesa, distribuindo refeições gratuitas a pessoas em situação de vulnerabilidade, além dos cinco restaurantes populares e Armazéns da Família.

    Na área cultural, a diversão para todos está garantida com o Cinema Acessível do Cine Passeio, as apresentações no Teatro da Vila, a Oficina de Música e o Festival de Teatro, que oferecem diversas opções gratuitas de entretenimento para a população.

    A cidade é construída com a participação ativa dos cidadãos por meio dos Programas Fala Curitiba, Central de Atendimento 156, Assessoria de Direitos Humanos e atendimentos nas Ruas da Cidadania.

    Aqui foi fundada a primeira universidade do Brasil. Os Faróis do Saber e Inovação e seus espaços maker, promovem acesso ao conhecimento à estudantes e comunidade. Já o Linhas do Conhecimento possibilita que estudantes da rede Municipal de Ensino possam conhecer, amar e cuidar da cidade, desenvolvendo assim o sentimento de pertencimento.

    Curitiba une a vontade de transformar o presente com a necessidade urgente de mudar o futuro, promovendo a sustentabilidade, a inovação, a inclusão e a educação como meios de transformação social e igualdade de oportunidades.

    Essas e muitas outras ações, renderam à cidade reconhecimentos nacionais e internacionais. Conheça abaixo alguns destaques e prêmios recebidos pela cidade.

    Cidade Educadora