Participantes de congresso destacam relevância de Curitiba como cidade educadora

O Congresso Executivo da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), realizado desde segunda-feira (23/10) em Curitiba, terminou nesta quarta (25) com um balanço positivo.

O evento foi preparatório para o XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que será sediado por Curitiba de 21 a 24 de maio do próximo ano. Será a primeira vez que a capital do Estado recebe o congresso da Aice.

Participaram o prefeito Rafael Greca, secretários municipais e equipes de todas áreas da Prefeitura e delegações de cidades brasileiras e de outros países como Finlândia, Espanha, Coreia do Sul, Argentina, Portugal e Bélgica.

“Foi uma honra recebê-los, aguardamos todos novamente em 2024. Nossa Curitiba é educadora por natureza, envolvendo a comunidade na construção do seu futuro. Um dos exemplos disso é o programa Fala Curitiba”, disse o prefeito.

A secretária-geral da Aice, Marina Canals, destacou as ações inovadoras da cidade, especialmente na rede municipal de ensino, com o projeto dos Faróis do Saber e Inovação. “A maneira como a inovação já vem sendo trabalhada de maneira conjunta, com as crianças, é muito interessante”, avaliou Marina.

A agenda de trabalhos de três dias incluiu visitas a espaços e equipamentos públicos da cidade – como Farol do Saber e Inovação, Escola de Sustentabilidade e Memorial Paranista -, além de reuniões de trabalho para definir detalhes do evento do ano que vem.

Para a secretária municipal Maria Sílvia Bacila (Educação), os debates foram muito produtivos. “É uma grande oportunidade de mostrarmos o que nos torna uma cidade educadora e de aprendermos com os demais participantes”, disse.

Rota consolidada

Segundo o chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, este evento consolida a cidade como rota dos grandes eventos internacionais. “A Aice está muito satisfeita com os preparativos para 2024. A realização congresso aqui promove também atividades econômicas e turísticas, o que permite a Curitiba mostrar o que há de melhor aqui para o mundo”, comentou Rodolpho.

O gestor executivo do Comitê das Cidades Educadoras, Nelson Bucker, também frisou a integração cada vez maior de Curitiba no campo internacional em prol da educação em seu sentido mais amplo, que inclui economia social, saúde, transporte, entre outras vertentes.

“Cidades educadoras trazem novos paradigmas para uma nova humanidade. Com este encontro, fortalecemos e firmamos Curitiba no cenário internacional, com um diálogo construtivo que rompe barreiras. Da Coreia à América, percebemos que é possível um diálogo em prol do outro”, comentou Bucker.

A programação contou ainda com o apoio dos Embaixadores do Futuro, estudantes da rede municipal de ensino que também estão engajados nos preparativos para 2024.

“É uma honra poder participar, é uma coisa muito maior do que a gente imagina, conhecer pessoas de todo mundo”, comentou Gabriel Souza, de 13 anos. O projeto, realizado desde 2017 em parceria pela Educação e Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura (Arin), leva estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental a consulados e prédios históricos para aulas de campo, além da participação em eventos como este.

Todos envolvidos

Com as reuniões preparatórias desta semana, Curitiba avança nos preparativos para o Congresso Internacional das Cidades Educadoras de 2024. É um trabalho conjunto que envolve todas as áreas da Prefeitura há mais de um ano.

O comitê intersetorial da Prefeitura de Curitiba encarregado dos preparativos tem representantes das Secretarias Municipais da Educação, Fundação Cultural de Curitiba, Saúde, Defesa Social e Trânsito, Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Esporte, Lazer e Juventude, Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura (Arin), Meio Ambiente e Turismo.

“Este comitê é muito importante para sustentar o movimento das cidades educadoras, o comitê faz o movimento ter permeabilidade por todas as áreas da administração”, esclareceu Maria Sílvia.

Confira aqui a matéria no site da Prefeitura de Curitiba