Representante público relacionada a área de Educação Ambiental.
Atua também com pesquisas e projetos de espaços educativos escolares e urbanos através de metodologias colaborativas. Membro do Centro de Referências em Educação Integral e professora na Fábrica-escola de humanidades, faz parte do GT Cidade, Infâncias e Juventudes do IAB-SP.
Com sua expertise em gestão de projetos, tem liderado equipes multidisciplinares, promovendo a colaboração e garantindo o cumprimento dos prazos e objetivos estabelecidos. E, tem se destacado por sua habilidade em identificar oportunidades de crescimento e implementar estratégias inovadoras, visão empreendedora e capacidade de criar parcerias estratégicas entre organizações públicas e privadas. Com forte senso de liderança atua motivando e inspirando os microempreendedores locais para o desenvolvimento econômico e social da região.
Possui experiência de 23 anos na área de Educação. Atuou na gestão de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba, atuando na administração e na organização pedagógica, na formação continuada dos professores da unidade. Atualmente atua como Gerente de Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Curitiba.
Realiza palestras e mesas redondas em eventos em universidades, com temas relacionados a criança, infância, educação infantil, alfabetização cientifica e tecnológica, pedagogia em participação.
2.Atuação anterior: Professora e Gestora da Educação Básica entre 1986 e 2006; Professora do Ensino Superior entre 1997 e 2016; Dirigiu o curso de Pedagogia da PUCPR no triênio 2008/2010; Coordenadora dos cursos de pós-graduação da PUCPR nas seguintes áreas: Educação Especial e Inclusão (2001 – 2012) Psicopedagogia (2000 – 2003); Modalidades de Intervenção na Aprendizagem (2003 – 2010) e Alfabetização e Letramento (2010 – 2012). Este último, fruto dos estudos no PPGE da PUCPR. Coordenadora do PIBID – PEDAGOGIA na PUCPR – no triênio de sua implantação 2008 – 2010. Professora de diversos cursos de especialização da PUCPR e em demais instituições tanto em Curitiba como em outras cidades do Brasil, entre 2000 e 2012, orientando monografias e artigos de conclusão de curso. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa com seres humanos da PUCPR no triênio 2009/2010. Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Paraná Sul – Biênio 2001/2002. Servidora Pública Federal a partir de 2012; Coordenadora Adjunta do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa pela UFPR junto ao MEC nos anos 2014 a 2016. Chefe do Departamento de Educação da Reitoria da UTFPR com abrangência dos 13 Campos da universidade – 2016. Secretária da Educação do Município de Curitiba (gestão 2017-2020). Prêmio Anita Garibaldi – área Educação – 2019. Prêmio Mulheres Paranaenses – área Educação – 2021.
3.Continuidade dos estudos: após o doutorado o aprofundamento dos estudos foi na área de desenvolvimento profissional docente, envolvendo docência e gestão, tanto em pesquisa quanto em ações no exterior. Participou de duas missões internacionais na área de desenvolvimento profissional: 2018 – Sistema Educacional Finlandês, na qual teve a oportunidade de ministrar duas palestras sobre o programa Veredas Formativas para estudantes e professores do doutorado da Finland University. 2019 – Sistema Educacional Alemão, na qual fez imersão nas ações de ensino, avaliação em larga escala, currículo e intercâmbio com os ministérios de Hamburgo e Berlim. Participação em bancas de mestrado e doutorado tanto como avaliadora, como na condição de co-orientadora.
Representante público relacionada a área de sustentabilidade.
Profissional do magistério da Prefeitura Municipal de Curitiba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Atualmente compõe a equipe de pedagogas da Gerência dos CEIs Contratados do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1994) e mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1998). Especialista em Ecoturismo pelo IBPEX (2001). Atuou como professora de Botânica para o curso de Biologia nas Faculdades Integradas Espírita de 1998 a 2011. Atuou como professora substituta das disciplinas de Botânica para os cursos de Biologia, Engenharia Florestal e Agronomia na UFPR e na PUC/PR. Atualmente é professora da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e lotada no Núcleo de Gestão da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, na Escola Municipal de Sustentabilidade. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia, árvores exóticas, plantas medicinais, Paraná e jardinagem.
Pos-Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela UNIOESTE, Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Licenciado em Ciências, com habilitação em Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá (1996), licenciado em Pedagogia (2017) e em Letras-Inglês (2020) ambas pelo CESUMAR. Professor Adjunto da PUCPR, no curso de Pedagogia e dos Cursos de Licenciatura da PUCPR e professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná na área de Ciências. É coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica. Vice-líder do Grupo de Pesquisa História das Instituições Escolares no Brasil. Membro Fundador do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil.
Rodrigo Reis é Professor Associado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutor em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2001). Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da UFPR, desenvolve trabalhos relacionadas às áreas de:
Poluição Atmosférica, Divulgação e Popularização da Ciência e Ciência Cidadã e Engajamento Público para a Ciência. Líder de Grupo de Pesquisa e Coordenador do Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR. Bolsista Produtividade e Coordenador do Comitê Assessor de Divulgação Científica do CNPq (2020-2023). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) na Gestão 2017-2021.
Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Especialização em Magistério Superior pela Universidade Tuiuti (1993). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1986). Profissional do Magistério da Prefeitura de Curitiba atuando na Educação Básica, desde 1987, e como técnica da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, desde 2000, atuando na elaboração de currículos, documentos oficiais e formação de professores da área das Ciências da Natureza. Professora da Faculdade Unina, atuando nos cursos de Pedagogia e Educação Física em EAD e na escrita de livros para a EAD. Editora dos Cadernos Acadêmicos Unina (CAU) da Faculdade Unina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos e Metodologias da Educação em Ciências, ministrando cursos de formação de professores em vários municípios brasileiros. Autora de materiais didáticos de ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD e de materiais pedagógicos para formação de professores, de forma presencial e em formato EAD, para cursos de graduação e pós-graduação lato sensu atuando principalmente com as seguintes temáticas: fundamentos e metodologia para a educação em ciências, educação para a sexualidade, formação de professores e ensino de ciências.
Representante público relacionada a área de educação.
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCUINAL pela Faculdade Bagozzi, graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Contestado em (1998), participante do Grupo de Estudos Reggio Emília desde 2017. Atualmente é pedagoga formadora do Departamento de Educação Infantil. Palestrante nas áreas de Documentação Pedagógica, Planejamento na Educação Infantil, Farol Móvel, Pedagogia da Escuta.
Possui Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós Doutorado pelo Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (Barcelona/Espanha 2009) e Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (2018/2019). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal do Paraná, tendo ministrado a disciplina de “Fundamentos do Lazer” na Graduação do curso de Educação Física. Permanece como professora colaboradora do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na Linha de Pesquisa Linguagens, Corpo e Estética na Educação. Foi professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR e Professora Visitante na Universidade de Aveiro em Portugal, no Departamento de Estudos culturais (2018-2019). Foi Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte nas gestões 2013/2015 e 2015/2017. Foi tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física 2010-2018. É líder do Geplec – Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade, certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em estudos do Lazer e Cidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Lazer e planejamento urbano, Lazer e cultura urbana, Lazer e educação urbana, espaços e equipamentos de esporte e Lazer, Lazer, cidade e políticas públicas.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1990), graduação em Administração de Empresas – Faculdades Positivo (1992). Especialização em Psicopedagogia PUCPR (1993) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2004). Diretora do Departamento de Ensino Fundamental – Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Professora do curso de Pedagogia no Centro Universitário Internacional – UNINTER. Experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Gestão Escolar da Educação Básica, Metodologia da História, Avaliação Educacional, Ensino Médio e Educação Profissional.
Doutora (2019) e Mestre (2006) em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Pedagogia pela mesma instituição (1996). Possui especialização em Pedagogia Terapêutica pela Universidade Tuiuti do Paraná (1998). É autora do livro: Formação continuada de professores, tecnologias digitais e o Pensamento Complexo. Atua como professora na Prefeitura Municipal de Curitiba desde 1993 e como pedagoga na Secretaria Municipal da Educação de Curitiba desde 2002, desenvolvendo trabalhos relacionados à formação continuada de professores. Atuou como professora do curso de Pedagogia e em cursos de pós-graduação relacionados à área educacional. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação – UFPR – (CNPq), e do Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e Práticas Pedagógicas: paradigmas contemporâneos – UFPR – (CNPq). Possui experiência na área educacional atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, tecnologia digital e Pensamento Complexo – Edgar Morin.
Pós-Doutor em Educação – Universidade Federal do Paraná (2021); Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR – Curitiba, PR (2009); Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB – Blumenau/SC (2003); Especialista em Interdisciplinaridade e Formação de Professores pela Univille – Joinville, SC (1999); Licenciado em Geografia pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI – Itajaí, SC (1997); Pesquisador em Educação Ambiental e Multiculturalismo – UFPR, PR. Foi professor do Departamento de Metodologia do Ensino – MEN, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, RS; Atuou como Secretário da Educação no Município de Barra Velha, SC. Atuou como formador docente no campo da Educação Integral pela UFSM. Assessor Pedagógico e Orientador de Propostas e Projetos Educacionais. Atualmente atua como mediador e formador no processo de revisão dos currículos municipais da Educação Infantil e do Ensino fundamental, alinhando-os à Base Nacional Comum Curricular – BNCC e ao Currículo Base do Território Catarinense – CBTC em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul e Secretarias de Educação. Atua na revisão e reestruturação da Lei do Sistema Municipal de Ensino e presta consultoria na construção das Políticas Públicas de Educação Ambiental – Diretrizes Curriculares e Programas Municipais de Educação Ambiental.
Graduada em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Especialista em Educação Ambiental pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (CRHEA/ EESC/ USP). Mestra em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar (2010) Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade, registrado e certificado pelo CNPq. É membro (Affiliate member) do Education, Environment and Sustainability (EES) Faculty Research Group da Monash University (Melbourne, Austrália), da Rede de Educação Ambiental do Paraná (REA -PR), da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA) e Rede Universitária de Programas de EA para Sociedades Sustentáveis (RUPEA). É associada da Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA: Tropical Water Research Alliance) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (Setor Palotina) e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação/ UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas/ UFPR.